top of page
Search
kinacryl

O Vampiro Que Descobriu O Brasil



Ao devorar uma ratazana, Brás retoma sua força e com ela a consciência do que acabara de fazer e em meio ao pavor da situação se depara com Domingos, o qual lhe dá a notícia de que, assim como ele, Antônio agora era um vampiro. Domingos explica que Antônio fora atacado pelo mais poderoso dos vampiros, o único capaz de apossar-se de um corpo humano.


Somente um imortal para acompanhar toda a história do Brasil, desde seu descobrimento até os tempos atuais. Durante 500 anos Antônio teve oportunidade de conhecer várias culturas e comportamentos que iam mudando cm as diferentes etapas da história do país. Presenciou a evolução, o crescimento e todo o processo político e econômico da nação, bem como as diferenças sociais existentes até hoje. Mas a busca incessante pelo velho vampiro, fez com que passasse despercebida a história do Brasil.




O Vampiro Que Descobriu O Brasil



Em janeiro de 1999, Antônio planeja uma armadilha e marca um encontro com o vice-presidente do país, o qual fora reeleito e tomara posse há poucas semanas. Depois de cinco séculos de perseguição chegava a hora de acabar com o vampiro que havia lhe mordido e recuperar sua mortalidade. Finalmente o ritual foi concluído.


Desde a exploração do pau-brasil, o inicio da colonização e escravidão, exploração de minérios, abolição da escravatura, golpe militar de 1964 e todo o processo em que passa o país com o progresso e decadência da ditadura militar com a abertura da política, inclusive o movimento das Diretas Já.


O objetivo central dessa narrativa em terceira pessoa é, através de uma história bem humorada, estabelecer uma visão crítica de fatos marcantes da História do Brasil. Assim, com fins didáticos, vamos dividir a narrativa por fases da História brasileira.


Síntese:Antonio que trabalha em uma taberna em Portugal pensa na vida, quando um homem que ficara por muito tempo no estabelecimento e que não parecia querer ir embora, ao ser informado de que a taberna iria fechar se transtorna, seus olhos se tornam bolas vermelhas brilhantes e surgem em sua boca caninos grandes e ataca Antonio. A partir de então Antonio se torna um vampiro e só tem certeza disso ataca uma ratazana para beber-lhe o sangue num ato impetuoso. Depois foi informado de sua nova condição por um outro vampiro chamado Domingos, que se dizia ser amigo de Antonio e não concordar com que o Velho fizera ao taberneiro dizendo-lhe que para solucionar sua vida retornando à condição humana teria que enfiar uma estaca de carvalho no coração do vampiro que o mordera. Domingos também informou que o Velho gostava de estar em lugares importantes junto a pessoas e eventos de mesmo modo importantes. Assim começa uma série de perseguições e escapadas fantásticasdo Velho.


Desfecho com a morte do vampiro que havia mordido o protagonista. Antonio marca um encontro com o vice-presidente, o qual se dirige ao escritório de Antonio e lá eles conversam sobre o que acontecera ao antigo taberneiro. Numa astuciosa armadilha preparada na poltrona em quer estava o vice-presidente o vampiro malfeitor é morto.


Outra dica:Antonio vai se cansar de ser pobre e viver vagando por aí e vai começar a ganhar dinheiro usando o seu sentido sobrenatural de vampiro (a princípio jogos e depois investimentos financeiros). Enriquecendo, ele acredita que será mais fácil de encontrar com o Velho, haja vista que, este gosta de andar junto ao poder.


Jeanna, então com 15 anos de idade, chega da escola com uma certa indisposição. O braço esquerdo apresenta uma certa tremedeira, algo que imagina tenha sido causado por um excesso de uso durante o treino de voleibol. Uma semana depois, a menina começa a apresentar visão dupla, enjoo e outros sintomas de febre, como dor de cabeça. Cada dia ela fica mais cansada e indisposta, não conseguindo mais articular sentenças durante uma conversa, os músculos começam a ficar rígidos. Os pais levam a menina ao neurologista local, que intrigado com a rapidez do quadro clínico, resolve internar Jeanna. É nesse momento que os pais dela lembram do episódio da filha com o morcego vampiro.


Desde esse caso, o protocolo de Rodney foi tentado em outras situações similares no mundo todo. De trinta casos experimentais, (apenas) cinco sobreviveram. Em paralelo, pesquisadores do CDC americano descobriram que algumas pessoas de uma comunidade no Peru, que vivem em contato próximo com morcegos vampiros, possuem anticorpos endógenos que neutralizariam o vírus da Raiva. A única forma que esses indivíduos teriam anticorpos seria através do contato prévio com o vírus. Mas eles não tinham qualquer sintoma neurológico, como se fossem imunes à doença. Essa observação levantou questionamentos sobre a real eficácia do método de Rodney. Talvez existam indivíduos humanos que sejam imunologicamente especiais, naturalmente resistentes à Raiva. Poderia ser o caso de Jeanna e dos outros sobreviventes.


A crítica se desvenda em comportamentos alternativos, técnicas de comunicação, fundando códigos: contra a reprodutibilidade técnica da informação que caracteriza a sociedade moderna, na qual os produtos da indústria cultural chegam padronizados, se delineia uma "cultura da irreprodutibilidade". Massimo Canevacci diz que a assembléia foi uma de suas formas. Se é verdade que o Maio de 68 não descobriu a assembléia enquanto tal, ele foi a afirmação de uma assembléia de tipo novo. Afirmou a difusão de uma modalidade de comunicação que, através da irreprodutibilidade, atrai para a participação direta segmentos sociais e indivíduos singulares, tradicionalmente exauridos pela televisão e pelos jornais. A assembéia é irreprodutível e sedutora porque desconhece hierarquias ocultas ou manifestas; não codifica quem fala e quem ouve; quem é avulso e quem é "organizado" partidariamente ou em grupos políticos, moções prontas e quem as deve votar. A assembléia se opôs ao congresso, forma tradicional e fetichizada da política. Além disso, a resposta à atuação da polícia ou às intimidações do poder se faz improvisadamente, afirmando-se a dimensão lúdica do movimento: nas ocupações de fábrica ou nas manifestações de rua, desfaz-se a seriedade militante, liberando-se fluxos polimorfos de energias criativas, antes dispersas na sociedade. É o momento em que a luta política coincide com um estado de alegria e de exuberância; lutar é, aqui, sinônimo de felicidade: "a representação tradicional do militante ensimesmado, impregnado pela revolução, é substituída por uma imagem operária que quer afirmar o próprio direito à existência com toda sua carga vital" (Massimo Canevacci, s.d.).


Paralelos têm limites. Danton viveu e morreu por seus ideais. No meio do caminho, descobriu que parira um monstro e tentou domá-lo, mas já era tarde. Os procuradores da força-tarefa nunca ligaram para ideais, preferindo cavalgá-los em benefício de suas carreiras e, sobretudo, da busca pelo poder. São Dantons de araque, personagens de uma pantomima, não de uma tragédia. Mesmo assim, o paralelo ilumina algo relevante.


Falta-lhes direito, sobra-lhes cara de pau. Aqui, em meados de 2017, critiquei as inclinações jacobinas do Partido dos Procuradores. Carlos Fernando Lima, decano da força-tarefa, retrucou identificando no meu texto a maléfica intenção oculta de proteger "a indecorosa festa desses vampiros". Pouco depois, à provecta idade de 55, aposentou-se com proventos integrais, atravessou a porta giratória e foi advogar na área de compliance para clientes que temem cair nas garras de seus camaradas procuradores.


Na superficie da Antartida vivem as focas, que produzem um som inorganico "de outro mundo", na descricao da cientista Regina Eisert; e tambem os pinguins da colonia em Cape Royds. Intrigado, Herzog descobriu que algumas dessas aves podem se afastar do fluxo migratorio, recusando-se a retornar ao grupo ou mesmo a sua colonia de origem. (23) Aparentemente desorientados e dementes, alguns pinguins seguem em direcao as montanhas como se algo os chamasse, e la desaparecem (Fig. 3). Tal comportamento permanece inexplicavel. Em Nas Montanhas da Loucura, os pinguins despertam nos exploradores um medo primitivo. As aves, "Coisas brancas e baloucantes", pertencem a uma "especie grande e desconhecida, maior que os maiores pinguins-rei de que se tem noticia, e monstruosa em sua combinacao de albinismo e cegueira virtual" (Lovecraft, 2013, p. 329). (24) Os exploradores nao demoram a concluir que os animais 2ff7e9595c


2 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page